Em busca do significado no marketing digital: uma jornada em transformar meu trabalho com propósito. No último ano entrei nesta vibe. Já aconteceu com você?

Antes, deixe-me apresentar primeiro, sou Cibele e tenho trabalhado com marketing digital há 4 anos.

Quando terminei o ensino médio tinha algumas dúvidas de qual curso escolher: relações públicas, turismo e a única certeza que tinha era a área de humanas.

Alguns anos se passaram, e finalmente, tive a oportunidade de estudar. Escolhi o marketing pela possibilidade que vi em trabalhar mercados diferentes como: turismo, educação, tecnologia e etc.

Há exatamente três anos, trabalhando numa empresa comecei a questionar o sentido do meu trabalho. Após alguns episódios que ocorreram, vi um grande desvio da proposta inicial e o que realmente estava acontecendo.

Sei que trabalhar com marketing não proporciona exatamente uma carreira altruísta. Mas, qual é o resultado do meu trabalho no mundo? Ajudo a torná-lo um pouquinho melhor? Foi essa pergunta que ficou martelando minha cabeça.

Me desliguei da empresa e fui trabalhar como freelancer. Um ano depois, ainda não estava feliz com meu trabalho. Não me interprete mal. Sempre gostei do que faço, é criativo e desafiador mas aquela pergunta ainda martelava.

Será que não posso fazer algo mais… significativo?

Provavelmente, você entrou nessa vibe de questionamentos existenciais em algum momento da sua vida, certo?! Talvez, em graus diferentes.

E tudo isso, é bom e ruim.

Bom, porque você sai do automático e começa a refletir, pensar em possibilidades.

Ruim… porque se você não tomar uma atitude para mudar estará desperdiçando uma grande parte da sua vida.

Ui!

Então, quando penso nas coisas que me permitem obter o significado do que faço, estou realmente pensando nas coisas que fazem com que valha a pena investir minha vida.

Refiro-me às coisas além de “ganhar a vida”…

Coisas que dão uma sensação de que esse trabalho vale a pena…

Que o meu tempo e energia, esforço e dedicação ajudarão outras pessoas.

Claro que as respostas não vieram rápido. Acredito que muitas ainda virão.

 

Aqui estão alguns pontos importantes da minha jornada em busca do significado no marketing digital e como transformei em algo significativo e com propósito.

Essas coisas podem não ser as mesmas para você mas são as que me deixam feliz em fazer o que eu faço.

Aqui vai… não ria :p

  1. Alinhar o que faço com valores e visão que acredito.

Durante minha carreira percebi que os trabalhos que mais me dedicava e que o resultado me surpreendeu eram aqueles que geraram uma empatia e grande engajamento.

 

  1. Gosto de ajudar pessoas a desenvolverem seus projetos, negócios, a dar vida às ideias e as verem prosperando.

Sabe, é preciso determinação e coragem para criar algo, principalmente, empreender no Brasil. E ajudar um empreendedor na busca do sucesso do seu negócio é desafiador e descobri que amo isso :).

​​Isso significa que é extremamente importante escolher trabalhar com projetos que admiro, empresas e pessoas que realmente quero ver o sucesso.

E isso, inclui evitar trabalhar para qualquer cliente cuja empresa se baseie em algo menor do que oferecer valor real aos seus clientes.

 

  1. Eu amo trabalhar ao lado de pessoas talentosas, engajadas e positivas que também amam o que fazem.

Isso é enorme. As pessoas que trabalham e dão o seu melhor ao que fazem me inspiram a fazer o mesmo. Elas não tem medo de compartilhar o que sabem e sempre que possível o fazem.

Claro, todo mundo tem seus dias bad mas alguém que sempre está reclamando, ou faz apenas o mínimo possível o tempo todo… hum quem gostaria de ter por perto?

É extremamente importante escolher trabalhar com pessoas positivas, talentosas, inteligentes, divertidas e maduras o suficiente para avançar e mergulhar em vez de reter. Aquelas pessoas que dizem: “Tamo junto”!

 

  1. Amo aprender coisas novas.

Trabalhar com marketing digital exige sempre estar atualizado. As plataformas, redes sociais mudam muito rápido e acompanhar tudo isso não é uma opção.

Para alcançar melhores resultados é necessário realizar vários testes e no processo a gente sempre acaba aprendendo.

Ah, e sempre que preciso vou atrás dos tutoriais. Sério?! Sou a louca dos tutoriais, rs.

Já assisti um vídeo de 5 minutinhos para entender os motivos que leva o disjuntor desarmar. É tão bom quando você encontra um tutorial que te ajuda a resolver um problema, né?

Outro ponto importante é passar adiante o que aprendeu. Sempre terá alguém que poderá se beneficiar com seu conhecimento. Compartilhe!

É praticamente isso.

Essas quatro coisas são minhas próprias fontes de significado no meu trabalho com marketing digital.
Espero que não sejam muito decepcionantes. (Ei, nunca prometi revelações profundas).

Por que isso importa?
É importante porque orienta as decisões. Todo dia, principalmente, quando estou na correria.
Estas não são pequenas escolhas!

São as escolhas que mantêm qualquer trabalho significativo.

Espero que você escolha trabalhar para pessoas que goste em empresas que admire, que estão fazendo coisas legais de maneira honesta e aberta.

Espero que você escolha trabalhar com pessoas inteligentes, talentosas e positivas que realmente goste delas.
Porque quando traímos qualquer uma dessas escolhas … Aos poucos perdemos a energia e o entusiasmo.

Mas quando honramos essas escolhas, damos um olhar diferente ao trabalho.

Gratidão! Eu precisava compartilhar isso com você. 🙂

E você, já encontrou o significado no seu trabalho? Compartilha nos comentários, ficarei contente em saber quais são. Conta aí  😉

Categorias: Empreendedorismo

Deixe seu comentário 😉